terça-feira, 28 de outubro de 2008

Renovar a Circunvalção


Boas notícias para a Circunvalação. A estrada. O QREN [a sigla por detrás da qual se escondem os milhões que ainda vão chegando da Europa] deverá financiar a requalificação urbana desta "fronteira" entre o Porto e os municípios vizinhos. Objectivo central, transformá-la numa avenida urbana, com passeios, ciclovia, novo mobiliário urbano e duas faixas de circulação em cada sentido, mas mais estreitas.
De acordo com o JN, a requalificação está dividida em três troços. Sendo que o processo mais adiantado é o que diz respeito ao percurso Hospital de S. João/Rio Tinto. Esta obra será liderada pela Câmara da Maia e prevê, entre outras coisas, a demolição daquele mamarracho urbanístico que dá pelo nome de Viaduto da Areosa [feio mas útil], que poderá ser substituído por um túnel.
Os segundo e terceiro troços, em termos cronológicos, serão o que ficam entre a Praça Cidade S. Salvador e a Rotunda da AEP (a liderança do processo cabe à Câmara do Porto) e o troço Rio Tinto/Parque Nascente (lidera a Câmara de Gondomar). Do resto, e não é pouco, ainda não há notícia. Não sei se repararam, aliás, que das quatro câmaras unidas pela Circunvalação, a única que ainda não aparece a liderar nenhum dos processos é precisamente a de Matosinhos.
Presumo que poderá vir a liderar a requalificação do troço entre a Rotunda da AEP e o Hospital de S. João. Mas presumo apenas porque na verdade não há notícia. Recordo apenas que a nossa autarquia já deu conta, em tempos, da sua intenção de demolir o viaduto de acesso ao Norteshopping. Outro descalabro visual, mas útil. Não há remédio senão ficar à espera de mais notícias e acreditar que a candidatura aparecerá antes de 2013, altura em que a torneira comunitária se fecha.
A parte mais enigmática destas candidaturas é a previsão de instalação de carris ao longo da Circunvalação. Pergunto-me para quê? Não consta que a STCP esteja interessada em recuperar o eléctrico [com a excepção das voltinhas turísticas pela Baixa do Porto], muito menos que a nova avenida possa acolher o metro. Presumo, portanto que seja uma ideia para deixar cair. E espero que não sirva de pretexto para derrubar as frondosas árvores que a Circunvalação ainda tem.

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