quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ambição... mas lá para 2022

O conjunto de linhas que o Governo propõe para o Metro do Porto aparenta ambição. Sobretudo se ao desenho somarmos 1680 milhões de euros de investimento. O entusiasmo arrefece quando se percebe que é para fazer, por troços, até 2022.
Ambicioso? O adjectivo não resiste a uma comparação: a nova ponte Chelas-Barreiro, que vai servir a região de Lisboa, custará 1700 milhões de euros. Só que, ao contrário da rede de metro do Porto, é para fazer toda de uma vez. E para ficar pronta já em 2013.
Para lá da comparação, esclarecedora, vai ainda ser preciso tempo para avaliar qual será a quota-parte da proposta ontem apresentada que não passará de propaganda.
Rui Rio argumenta que estamos perante um “rascunho”. Mário Lino prefere dizer que é uma “proposta aberta”. Resta saber quando e se alguma vez será fechada. Sobretudo tendo em conta os antecedentes. Foi este mesmo ministro que negociou um compromisso, escrito e devidamente assinado, que ontem atirou para o balde do lixo.
Como se esperava, a Linha da Boavista é abandonada. A jóia da coroa é, agora, a Linha do Campo Alegre. Dizem-nos vagamente que há uns estudos novos (desconhecidos) que contrariam os velhos (conhecidos), para justificar o pingue-pongue. Na verdade nada disso interessa. Há muito que a discussão sobre esta linha deixou a esfera do interesse das populações para se transformar numa guerra política e paroquial.
E enquanto os paroquianos debatem, as ligações que trariam outra dimensão e utilidade à rede do metro – a chamada Linha Circular e a segunda linha para Gaia, até Vila d’Este, por exemplo – ficam para 2022. Seja lá isso quando for.

(*) Comentário originalmente publicado no JN de hoje

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Rafael Barbosa, concordo plenamente com o seu texto e acrescento o problema de curvatura que o Presidente da CM Matosinhos tem perante este Governo e em especial pelo 1º Ministro, perefraseando Antonio Parada "É Uma Vergonha" - mas nao é só a Avenida Serpa Pinto é tambem a postura do Presidente da Camara que "fura" tudo o que sao posições colegiais para assumir-se como um "Lacaio" do Governo Central.

Anónimo disse...

Meu Querido Amigo Rafael Barbosa:
A proposito de de ambição fiz agora uma sondagem e reparei no programa ambicioso que o Presidente da Camara de Matosinhos de visita aos Bairros Sociais, alias ele esta neste momento no Bairro do esquinheiro com 10 pessoas a ouvi-la e com para aí umas 50 a tentar a apresentar reclamações e quiçá ate dizer-lhe algumas coisas que ninguem gosta de ouvir.
!0 pessoas...Grande Ambição