O presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário de Almeida (PS), considerou hoje que a introdução de portagens na A-28 seria "fortemente lesiva" para a população e o tecido empresarial do concelho. "Uma eventual colocação de portagens na A-28 seria fortemente lesiva para quem diariamente a utiliza, mas também para o tecido empresarial concelhio, que inevitavelmente se traduziria em maior desemprego", sustenta o autarca, em comunicado enviado à Lusa. Esta declaração do autarca socialista surge na sequência da posição, assumida sábado pelo grupo que reúne as várias comissões contra as portagens nas actuais SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) do Norte. Mário de Almeida refere que se o Governo aplicar os critérios que ele próprio definiu para introduzir portagens nas SCUT, "Vila do Conde fica claramente de fora por no concelho não existir uma via nacional alternativa à A-28." Desde 2007 que o Governo estuda a eventual introdução de portagens em três das sete SCUT existentes em Portugal. Se as concessões Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata deixarem o estatuto de SCUT, a circulação passa a ser paga nas auto-estradas A28 (ligação de Matosinhos a Viana do Castelo), A-29 (Gaia-Estarreja) e A-41/A-42 (Matosinhos-Vale do Sousa).
in Lusa
As comissões que lutam contra a implementação de portagens nas SCUT reuniram no fim-de-semana passado e pediram aos autarcas das zonas afectadas por essa medida que se pronunciassem. Na Área Metropolitana do Porto, Mário de Almeida, como se lê, já respondeu ao repto. Bragança Fernandes, da Maia, em rigor antecipou-se e patrocinou a colocação de "outdoors" nas ruas contra a introdução de portagens. Falta saber o que pensam os autarcas de Gaia, Póvoa de Varzim e... Matosinhos.
1 comentário:
Programa em 2005:
As SCUT, irão permanecer como vias sem portagem.
Execução desse mesmo Programa em 2008:
Introdução de portagens nas SCUT Costa de Prata (A29)
Grande Porto (IC24) e Norte Litoral (A28)
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