domingo, 5 de outubro de 2008

Exponor fica


O projecto megalómano de Ludgero Marques já estava condenado mas, para o caso de ainda haver dúvidas, o novo patrão da AEP, José António Barros, resolveu colocar a pedra final sobre o assunto: a Exponor, enquanto parque de exposições, fica onde está, em Leça da Palmeira, Matosinhos.
O problema é perceber que assim acontece mais por falta de alternativa [que é como quem diz de dinheiro] do que outra coisa. Ou seja, a Exponor mantém-se, mas não há pistas sobre o futuro. Apenas uma vaga declaração de intenções sobre a necessidade de a modernizar e de que um projecto futuro venha a merecer do Governo a classificação como Projecto de Interesse Nacional (PIN). O que parece um pouco débil quando não se explica o que se quer fazer.
O presidente da Câmara de Matosinhos considera a decisão “excelente”, mas como não pode ignorar a defesa que fez do projecto anterior, acrescenta, contraditoriamente, que “era melhor” para o concelho o projecto anterior. Também não tem grandes ideias sobre o que fazer, e por isso se refugia numa vaga declaração de intenções sobre a necessidade de resolver o problema de estacionamento.
E já que se fala em acessibilidade, José António Barros não deixa de relembrar que havia um compromisso para se fazer uma linha de metro até Leça da Palmeira. Um compromisso completamente posto de lado, como se percebe da proposta que o Governo fez recentemente. “Nem quero, sequer, admitir que tal venha a acontecer”, diz hoje no JN. Pois...

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Rafael, decisão acertada. A aproximidade do Aéroporto-Porto de Leixões corresponde sempre a uma mais valia para que a mesma fique aonde está, o Metro esse sim a Norte do Aeroporto a sul Matosinhos...sómente a ponte nos separa.

Anónimo disse...

O projecto anterior, segundo veio a público, tinha associado especulação imobiliária e a procura de fundos que permitissem o empreendimento da Feira. Mesmo subvertendo o projecto inicial da EXPONOR era pelos vistos melhor para GP. Mas agora o que é que pretende a AEP? Até agora parece-me que ninguém disse o que quer que fose de concreto. Quanto ao problema do Metro, GP está muito contente (não sei com quê, certamente só ele sabe ...), mas a linha de Leça da Palmeira já nem hipótese é.Os negócios são complicados e muitas vezes estão para além da razão normal de cada indivíduo.