sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Na Quinta só pagando bilhete


Primeiro era para pagar bilhete. Depois instalou-se a contestação. Afinal já não se iria pagar bilhete. O tempo passou e a tempestade amainou. E afinal é mesmo para pagar bilhete. De que falo? Da Quinta da Conceição e das contradições em que se embrulha, de vez em quando, o presidente da Câmara de Matosinhos.
Estão certamente recordados da celeuma causada pelo anúncio de que a concessão a privados da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, previa a possibilidade de eventos nocturnos, com entrada paga. Um absurdo e um insulto, porque a Quinta da Conceição é um parque público, é um espaço de todos, pago por todos, e portanto território que devia estar a salvo de teorias capitalistas bacocas.
Como é evidente, esta possibilidade gerou um movimento que juntou gente de todos os partidos de Matosinhos e a Câmara não teve outra hipótese senão recuar na intenção inicial. E em Janeiro deste ano, Guilherme Pinto, apesar de manter a intenção de concessionar a quinta a uma empresa privada, garantiu que deixava cair a hipótese de a abrir a eventos nocturnos, bem como uma eventual cobrança de bilhetes.
Mas não há garantia disparatada que o tempo não cure... E o presidente da Câmara, a poucos dias da reabertura da renovada Quinta da Conceição, anuncia-nos a boa nova. A Quinta abrirá pontualmente durante a noite, caso haja algum evento. E o acesso nocturno poderá ser pago. Concluindo, um espaço que é de todos, pago com o dinheiro de todos, servirá para usufruto apenas de alguns. Mas aposto que nem o presidente, nem os vereadores, se lá forem aos tais eventos nocturnos, vão pagar bilhete.

2 comentários:

Anónimo disse...

É mais um escândalo próprio de quem vê as competências da Câmara como áreas de negócio. Por isso as privatizações sucedem-se desde o reinado de Narciso até ao reinado de Pinto. E muitas delas, de que é expoente o que aconteceu com os SMAS, com a cumplicidade e responsabilidade dos dois. Quem tem ganho com este frenesim? Agora é a Quinta da Conceição, com um diz e desdiz próprio de quem não sabe o que quer e está sujeito à variação dos humores. A Câmara paga a recuperação da Quinta, vai pagar ao concessionário e este ainda vai cobrar bilhetes. Brilhante! E assim vai Matosinhos.
Atento

JOSÉ MODESTO disse...

Eventos durante a noite, sou a favor do pagamento...desde que as verbas pagas sejam devidamente aplicadas SÓMENTE nas conservações e arranjos do referido espaço de lazer.
Durante o dia esse espaço é de todos e será sempre um espaço livre que qualquer pagamento.