quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Narciso ou Matosinhos?


Sabe-se qual é o nome, sabe-se qual é o principal objectivo e não sabe mais nada. Narciso lançou uma Associação que leva o seu nome e o de Matosinhos, juntando para isso uma centena de sócios fundadores.
"Narciso Miranda - Matosinhos Sempre"? A mim não me agradam cultos de personalidade, portanto não gosto do nome. Sendo que se percebe que o nome é este por meros objectivos eleitorais - garantir que os eleitores saibam em quem estão a votar na hora de assinalar a cruz no boletim de voto.
O nome, aliás, contraria os ténues objectivos da associação, que passarão por criar "uma dinâmica de reflexão" no concelho. Não vale a pena disfarçar e o melhor era assumir a verdade. A associação cívica vai extinguir-se no dia em que houver eleições autárquicas. Se não fosse assim, chamar-se-ia simplesmente "Matosinhos Sempre".
Não é por acaso que Narciso não se desvincula do PS, como não é por acaso que se concentra em encontrar exemplos de gente [Helena Roseta, Manuel Alegre] que, candidatando-se contra o partido, continua a ser militante do PS.
Narciso candidata-se como independente, mas na verdade não o é. Esta é uma solução de recurso, como todos sabemos. O que, no entanto, não o menoriza. Tem todo o direito de o fazer. Aliás, julgo até que se tornou imprescindível que o faça.
Mas ao que Narciso não tem direito, como ninguém tem, é de iludir os matosinhenses. O grupo que o suporta não é um movimento cívico genuíno nem pretende reflectir sobre nada. Foi promovido por ele próprio e tem como único objectivo ajudar a construir um programa e servir de plataforma legal para conseguir o regresso à Câmara de Matosinhos.
Mas Narciso ainda tem um caminho para percorrer. Não pode sustentar uma candidatura apenas na sua inegável popularidade. Vai ter demonstrar que no nome "Narciso Miranda - Matosinhos Sempre" é a segunda parte que tem mais valor. Caso contrário arrisca-se a perder.

8 comentários:

Anónimo disse...

O rafael, mas quem achas que és para fazer juizo de valores de pessoas que ja deram a matosinhos o que em 100anos que vivas nunca iras conseguir a nao ser umas cronicas manhosas e cheias de segundas intenções??

Conheço a associação em causa e é muito mais do que um suporte a candidatura do Narciso.

Explica porque foste "obrigado a deixar o Blog "oportodeleixoes" isso sim demonstra bem a intenção do que escreves.

(poodes censurar este comentario é proprio da tua conduta critica)

kim4

Rafael Barbosa disse...

Ora viva, Kim 4, seja bem aparecido. Não faço juízos de valor sobre ninguém. Mas escrevo sempre o que me apetece. Sempre tendo em conta o meio em que eles são publicados. A passagem de "O Porto de Leixões" para a "Circinvalação" já foi explicada, num sítio e no outro, não tem grande segredo. Quanto às crónicas, serão manhosas, mas são minhas. Ainda penso pela minha cabeça. Por falar nisso, arranje lá outro nick, que isso do Kim a única coisa que fal lembrar é o grande líder da Coreia do Norte.

Anónimo disse...

O narcisismo continua até no nome da associação. Ele é o Sol, tudo o que á sua volta gira apenas serve para o endeusar. Ele é o Rei. Ele sabe tudo. Até sabe que não consegue viver sem o poder, pelo que este significa. Pena é que haja quem não veja o problema em toda a sua dimensão e se deixe envolver num processo, o da lota, de que são também responsáveis NM e GP. Quanto à obra feita, recordemos que foram 30 anos de poder e muitas centenas de milhões para gerir. E deu para tudo, até para fazer coisas bem feitas como não podia deixar de ser. E o que foi mal feito? E o que não foi feito e deveria ter sido? Olhemos os outros concelhos do País. Não se terão todos desenvolvido, em diferentes escalas é certo, mas também os recursos e as potencialidades são muito diferentes? Matosinhos é terra de bem e de gente boa. É preciso dizer Basta! aos protagonistas que a lançaram no lodaçal político!

Anónimo disse...

Caro amigo Rafael nao sendo tao radical como Kim, nao percebo de facto o seu juizo de valor apenas porque se eu for ler 80% dos seus posts, verei facilmente qual era a sua linha editorial (pessoal), desviou ligeiramente para a circunvalação e isso pode e concerteza que alterou a linha editorial pessoal, acha que depois daquilo que fizeram a NM, ele tem outra saida que nao seja ir a votos, mesmo que seja para perder, o que ambos sabemos que sera muito dificil, é uma questao de honra de fazer as coisas às claras.
Ja vi muita coisa, nunca vi foi NM a pintar e alterar a circulação do transito de uma arteria principal, durante a madrugada e como sabe ele comenteu muito muito erros, mas nunca o do autismo...
Um Abraço

Rafael Barbosa disse...

A minha linha editorial, como lhe chama, não mudou, até porque não tinha nenhuma. Acho que estão a tomar a parte pelo todo. Ou seja, estão a confundir o que eu escrevia em "O Porto de Leixões" com o que por lá se escrevia, nomeadamente nos comentários, o que era bem diferente.

Anónimo disse...

Sem querer estar a entrar num dialogo esteril, ate porque tenho imensa consideraçao por si, sinceramente.
Vejo alguma contardiçao no seu comentario, isto porque quando fez o seu post de encerramento no "O Porto de Leixoes" disse e fe-lo que foi transcrever todos os seus posts para o "Circunvalaçao", logo muitos, os tais 80% de que falo nao sao juizos de valor, logo nao percebi muito bem, mas à boa imagem de NM aceito a sua "critica" "nota de rodape", "direito de resposta".
Quanto ao KIM 4 perceba que nao é totalitarismo nem ditura, julgo que nao é essa a conotaçao, a conotaçao do meu do amigo KIM 4 é de Liderança Forte e Coesa que é o que nao existe em Matosinhos.

Anónimo disse...

Caro Rui Olivera, o Nick de KIM 4 se lhe quiser chamar assim, advem de uma cultura, de liderança é verdade;não totalitaria com o qual eu nunca me identifiquei, e tambem de uma brincadeira com amigos que sugeriram este nick e nada mais por tras desta escolha.

O que o Rafael conclui da escolha do nick eu tou pouco importado com isso, bem como aqueles que nos corredores da casa amarela e no pavilhao das desgraças acham que sabem quem é o KIM 4... estão um pouco longe da pessoa e quem acham que é ... pelo que sei escreve aqui, nao gosta de voces( casa amarela) mas tem outro nick... AZAR

kim4

Anónimo disse...

NARCISO e o seu braço direito Guilherme Pinto....FORA. A oposição para a frente de Matosinhos. FORÇA PSD mostra o que vales