quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As perguntas de Honório


"Mas será verdade que funcionários da Matosinhos Sport e da Matosinhos Habit estiveram toda a quinta-feira a montar o cenário do comício? Fazia parte do preço do aluguer? E quem é que os terá dispensado das suas obrigações nas empresas municipais, onde deveriam estar ao serviço dos munícipes? E será verdade que direcções municipais completas estiveram dias a fio a usar telefones, contactando direcções e associados de colectividades desportivas, de instituições de solidariedade social, de cultura e recreio e escolas, “convidando” à presença no comício? E que igual convite era feito a funcionários municipais, por algumas chefias? E será verdade que alguns convites foram feitos em nome da Câmara para jantar e assinalar o 3º aniversário da posse, sem nunca referir que era um jantar partidário? E será verdade que este tipo de convites foi também dirigido a instituições que têm contratos com a Câmara – como escolas do ensino superior – ocultando a sua natureza partidária? E que houve pessoas que, face ao logro, abandonaram o local?"

Honório Novo
in Matosinhos Hoje

Estava a dar uma vista de olhos pelo "Matosinhos Hoje" e fui dar com este artigo do vereador comunista sobre a acção de campanha do PS de Matosinhos que decorreu no Centro de Desportos e Jantares. Honório usa uma fórmula habilidosa, em forma de pergunta, para se proteger. Mas isso não esconde o essencial. É uma poderosa acusação ao actual presidente da Câmara, Guilherme Pinto. Uma acusação que implica, aliás, uma resposta. Sendo que, se a resposta for o silêncio, ficamos esclarecidos.
Só mais umas perguntas: Porque é que este tipo de comportamento já não nos surpreende? Porque é que já ninguém se incomoda? Porque é que já quase toda a gente assume com naturalidade que os recursos públicos sejam postos ao serviço de um partido ou de um indivíduo em particular?

2 comentários:

Anónimo disse...

A crítica, a atenção, sempre com a mesma origem. Os outros aparecerão daqui a uns meses, como é hábito aliás.

Anónimo disse...

Rafael, a resposta às perguntas "Porque é que este tipo de comportamento já não nos surpreende? Porque é que já ninguém se incomoda?", está na história das últimas três décadas do concelho: é que sempre foi assim, sempre se usaram os funcionários, os telefones, os carros, os meios para as lides partidárias. Narciso ensinou e teve bons alunos. Que estes saibam usar bem o que o mestre ensinou, mas ainda não exploraram todos os recursos de que dispõem. Porque é que isso (a ser verdade) agora é incómodo, e nos 30 anos anteriores não foi, pergunto eu.