terça-feira, 11 de novembro de 2008

Parque "entra" por Matosinhos


O Parque da Cidade vai prolongar-se para o lado de cá da Circunvalação, criando um corredor verde que se prolongará até ao Parque Real. Pelo menos é o que está previsto no projecto de reconversão do troço da Circunvalação entre a Praça Cidade S. Salvador [a rotunda da anémona] e a Rotunda dos Produtos Estrela [gosto mais deste nome do que do actual]. Um projecto para já virtual, mas que tem tudo para se concretizar. Sobretudo se conseguir, como se espera, que seja financiado pelos fundos comunitários do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional]. Se assim for, a obra ficará concluída até 2012.
De acordo com a informação detalhada no JN de sexta-feira passada [uma peça da jornalista Carla Sofia Luz], a reconversão deste troço da Circunvalação deverá custar 9,92 milhões de euros. O projecto foi encomendado pela Junta Metropolitana do Porto. E só isto já seria motivo de nota positiva. Pena é que sejam tão poucos os exemplos de cooperação entre municípios [a Lipor e o Metro são outros dois bons exemplos].
Um dos principais conceitos deste plano é reforçar as ligações entre Porto e Matosinhos. Quebrando barreiras artificiais que não fazem qualquer sentido. E a mais interessante das propostas dos arquitectos Bernardo Távora, Pedro Guimarães e José António Barbosa é a de prolongar o Parque da Cidade, fazendo uma passagem por baixo da Circunvalação e prolongando um corredor verde pela zona da Biquinha e, depois, pelo vale [na foto] que vai dar ao Parque Real. Simplesmente perfeito.
Mas essa interligação não terminará por aqui. Eis outras propostas dos projectistas, que absorveram elementos que constam dos planos directores dos dois concelhos: uma nova rotunda para substituir o entroncamento da Avenida Afonso Henriques com a Circunvalação; o prolongamento da Avenida Eugénio de Andrade até à Circunvalação [aquela avenida que termina abruptamente num monte de terra, à entrada para o Bairro da Biquinha]; a requalificação da rede viária dos vizinhos bairros da Biquinha e de Aldoar, de forma a combater o gueto em que se transformaram.
Como já tinha explicado antes, este é um dos troços do plano de requalificação dos 16 quilómetros de Circunvalação. Que será transformada numa alameda, com duas vias de circulação em cada sentido, passeios alargados e arborizados, ciclovia e zonas de estacionamento.
Mais atrasado, ao que se lê, está o projecto do troço entre a Rotunda dos Produtos Estrelas [ok, a Rotunda AEP, para os mais novos] e o Hospital de S. João. Porque será da responsabilidade das Estradas de Portugal. O que não augura nada de bom. Ainda assim, e quando se fizer, implicará a demolição daquela monstruosidade de viaduto que liga a Circunvalação à Avenida Fabril do Norte, na Senhora da Hora. Uma alteração que será integrada na obra de alargamento da A28, que incluirá também a criação de acessos directos ao Hospital de Pedro Hispano e á Rotunda da Barranha. De acordo com o projecto já delineado, as estações de serviço que estão dos dois lados da A28 vão ser demolidos, para darem lugar a duas rotundas, a partir das quais se farão os respectivos acessos.
Eu sei, ver para crer, como S. Tomé. Mas pelo menos as ideias são boas e reflectem um espírito metropolitano que deve ser saudado. Mas voltando ao princípio, a proposta de ligação do Parque da Cidade ao Parque Real parece-me mesmo a cereja no topo do bolo. Os meus parabéns aos autores do projecto e, já agora, a quem for capaz de o executar.

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