quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Guilherme matou dois coelhos


"Deslealdade" e "prepotência" foram, quarta-feira, as principais críticas que Guilherme Pinto, número dois da Junta Metropolitana do Porto, fez a Rui Rio, acusando-o de apenas pretender, com a sua proposta [para o metro], "manter a polémica acesa por razões partidárias" (...) contestou o facto de "passar para segundo plano" a linha de S. Mamede, num "insulto à população" do concelho (...) "O objectivo é também comprar uma polémica com o presidente da Câmara de Matosinhos", concluiu. (...) "Não sou um presidente parolo. Por isso, defendo os interesses numa lógica metropolitana", atirou. A proposta feita pelo líder da JMP à Metro, contra a vontade dos autarcas do PS, foi classificada por Guilherme Pinto como "ilegítima, desleal e desfocada da realidade". (..) Quanto a abrir os concursos até Janeiro próximo, como pede Rio, fala de "má-fé" por não estarem "reunidas as condições". "Felizmente, ela não terá efeito. Ninguém vai olhar para isto com atenção", rematou, responsabilizando Rio pelos "meses perdidos à conta de uma birra"...

in Jornal de Notícias

Que havia uma guerra entre o PS e o PSD ao nível metropolitano já se tinha percebido. Que ela tem sobretudo a ver com o ano eleitoral que se aproxima é uma evidência.
Depois de Rui Rio ter feito uma proposta, em nome da JMP, para que o Governo cumpra o memorando de entendimento assinado no ano passado, vem agora Guilherme Pinto protagonizar o contra-ataque socialista.
Não sei se perceberam, nomeadamente, aquela parte do "parolo" e a quem é dirigida. Eu acho que os destinatários são dois: Rio e Narciso. É uma linguagem pouco habitual, sobretudo entre autarcas da AMP. E significa que vamos de facto ter um ano verbalmente muito intenso em todas as frentes.
Aliás, se bem percebo tudo o que está aqui em causa, Guilherme Pinto foi bastante violento também porque a posição de Narciso Miranda sobre o que se passa com o metro é muito parecida com a de Rui Rio.
Guilherme Pinto, ao atacar o o autarca do PSD, e assim assumir protagonismo no PS/Porto no período que se aproxima, aproveitou igualmente para desferir mais um golpe no opositor "independente" de Matosinhos. Como se costuma dizer, tentou matar dois coelhos com uma só cajadada.
Mas atenção... só em sentido figurado. Os coelhos são na verdade lobos e também sabem usar os cajados.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com uma boa photoshopada um desses coelhos ainda dá um Presidente :)

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Rafael Barbosa, a questão do metro começa a ser complicada demais, no entanto e perante as noticias atrás publicadas não acha que o Presidente da JMP já deveria ter batido a Porta? perante factos não podes haver argumentos.

JOSÉ MODESTO disse...

Dizem?
Esquecem.
Não dizem?
Dissessem.

Fazem?
Fatal.
Não fazem?
Igual.

Porquê
Esperar?
- Tudo é
Sonhar

FERNANDO PESSOA e tão actual!!!

Anónimo disse...

3 Anos Obras:
Abertura Constantino Nery
Requalificação da Marginal de Leça
Requalificação da Zona cabo do Mundo.
Requalificação do pavimento Avª.Dr.Antunes Guimarâes
Quinta da Conceição
Posto Turismo em Leça
etc.etc.etc.

Anónimo disse...

E então a questão do Metro já fica resolvida. Segundo o líder do PS de Leça da Palmeira Pedro Sousa, a Câmara cria um serviço de vai e vém com autocarros entre Leça até Matosinhos (Metro) que passava a fazer parte da rede do Metro, isto enquanto o projecto de Metro para Leça não avança.
Não interessa que se queira o Metro e não autocarros que já existem; não interessam os engarrafamentos na A28. Assim fica tudo resolvido sem gastar um cêntimo.
Que grande ideia e grande gestor.
Para Perafita, Lavra e ligação da Senhora da Hora a S. Mamede podia fazer-se o mesmo: pintam-se uns autocarros da cor do Metro e já está! Não gastamos mais dinheiro, não há incómodos com obras e é instantâneo.