sexta-feira, 13 de março de 2009

Carro e motorista

"Guilherme Pinto reconhece que há um carro ao serviço da presidência que é utilizado para transportar as suas filhas à escola, quando ele não pode ir".
Este é apenas o primeiro parágrafo de um notícia que está hoje no Público [ver edição impressa]. Resumidamente, fica-se a saber que Guilherme Pinto usa e abusa das benesses que um cargo público representa e que não tem qualquer problema de consciência de usar os bens públicos em proveito próprio. O autarca argumenta ser natural que "peça ajuda" quando não pode levar as filhas pessoalmente à escola.
Devo dizer que este tipo de notícias me provoca dois tipos de sensações. Uma a de que é um pouco mesquinho ir à procura deste tipo de episódios e noticiá-los. Outra a de que mesmo assim são importantes, por serem reveladoras. Mostram bem a confusão permanente entre cargo e pessoa, na vida política e pública portuguesa.
A notícia é mesquinha porque sabemos todos muito bem que esta é uma prática generalizada. Em Matosinhos, como em outros municípios do país ou em qualquer serviço ou empresa do Estado. Não o facto de se ter um carro à disposição dos filhos, mas o uso e abuso de privilégios que são destinados à instituição e não à pessoa.
Mas é uma notícia simultaneamente importante, insisto, por ajudar a pôr a nu uma debilidade endémica da nossa democracia: uma boa parte dos nossos actores políticos não escolhem esta via porque estão interessados em fazer serviço público, escolhem-na porque é a forma mais fácil de conseguir privilégios que nunca teriam de outra forma. Como o de poder ter carro e motorista para levar os filhos à escola.

8 comentários:

Vítor Maganinho disse...

Eu com os meus pais ambos acima dos 80 e sem condições para irem à escola buscar os meus filhotes (1 e 3 anos), quando por qualquer motivo, nem eu nem a mãe os podemos ir buscar, quase tenho um enfarte para conseguir solução.

Se o Sr. Presidente da Câmara Municipal, disponibilizar esse serviço, agradeço muito e garanto-lhe que são muito raras as vezes graças a Deus, senão já tinha caído pró lado mesmo.

Abraço

Anónimo disse...

Ainda recentemente Manuel Alegre veio a Gaia ao Clube dos Pensadores e fez-se transportar no carro da Presidência da Assembleia da República. Duvidam?

Anónimo disse...

É mesquinho. Tudo isto demonstra também muita hipocrisia. Quem confessa um acto improprio, está tramado. Quem mente ou faz silencio, é glorificado. Mesmo em situações bem piores. É mesquinho quem luta com essas armas. É mesquinho quem faz dessa noticia, a manchete. Será que a Mgomes, nunca utilizou telefone, papel, esferografica do seu jornal em proveito proprio? Talvez, mas aqui é peculato privado. Já sei que existe o dever de informar e denunciar. Mas será que a Mgomes denuncia sempre aquilo que sabe? E será que dá o relevo devido e equilibrado a cada noticia??
E que dizer da Clarisse, dita Sousa? É da oposição. Mas o seu partido terá votado favoravelmente a proposta da aquisição dos carros. Que raio de credibilidade nos merece esta figura??? Nenhuma. Provavelmente o Pinto meteu-se num embrulhada. Porque foi ingenuamente sincero.E na politica não se pode ser. Na politica, era socratica, só se pode falar em ESTABILIDADE. Só ouço falar disso. Uma forma sibilina de o PS permanecer ABSOLUTAMENTE no Poder. Mas para mim, estabilidade conduz a outras coisas: «come e cala», não protestes, não ponhas duvidas em nada, não sejas alternativa.
Não gosto desta estabilidade. Cinzento-dourada, consoante as pessoas e as classes. Assim caminhamos para uma sociedade redutora. Que não fomenta o dialogo, o debate. Que, de forma capciosa , impõe regras falsificadas.Tudo que seja oposição é criticável. Em nome da estabilidade. Do futuro.Do PIB. Da segurança.Do defice. Quem contrariar a estabilidade estará contra os altos designios da Nação. Não faltará muito para ser antipatriota. Porque pode hipotecar o País. Só falta glorificar o «chefe» unico. Isto é perigoso.Em nome da estabilidade.
Estou cheio , estou farto deste discurso que nos reduz a um mero «numero» e figurante. Duma peça ardilosamente pensada.
Antigamente, não se fazia apelo á estabilidade. Falava-se nos altos valores da Patria. Para nos manter em silencio e sem debate. A estabilidade, vide congresso do PS, apenas consente quem diz amen. Mas isto não será apanágio duma sociedade doente, carcomida, cheia de virus e cirroses??
Será que quem apregoa a estabilidade, inconfessadamente apelando à maioria absoluta do PS, não percebe que há um tedio quase permanente, entre País real e a classe politica? A mim não me interessa a estabilidade por si só. É claramente insuficiente. Interessa-me uma sociedade moralmente sadia, politicamente cheia, inteligentemente forte. E formatada no bem comum, na oposição firme e convicta, Estabilidade para nos dar tiques autoritarios. Marketing em vez de medidas. Silencio às questões da oposição.Eu digo Não.
Comecei numa declaração humanamente sincera mas politicamente incorrecta. Para um facto ilegal.Embora estando bem distante de ambos partidos - PS E PSD - prefiro a sinceridade e o asumir do erro do Gpinto. Do que a hipocrisia e falso moralismo da Clarisse

Anónimo disse...

Caro Rafael Barbosa,

Escrevo no blogue, pois entendo ser este um episódio passível de atingir alguma gravidade e não me refiro só ao crime de peculato.

O crime de peculato a existir, como pelas declarações do próprio Dr. Guilherme Pinto não parece existir dúvida, deve ser tratado por um Ministério Público zeloso.

Aliás, reconheço ao Dr. Guilherme Pinto a sinceridade de assumir o trivial, porque ninguém se interessa em saber, se por exemplo, em dia de aniversário de um familiar directo do Presidente de Câmar não está presente para cumprir obrigações oficiais.

Sou e sempre fui adversário do PS o qual o Dr. Guilherme Pinto representa em Matosinhos, mas não pertenço aos cobardes que a cobro do anonimato "metem noticias" a metro.

O busilis da questão não reside só na questão do peculato.

Importa saber como aparece a noticia.

Dos factos:

É verdade ter a Sra. Presidente do PSD/Matosinhos abordado a questão da renovação da frota automóvel na conferência de imprensa do Plano Anti-crise apresentado pelos Srs. Vereadores do PSD, mas nunca em momento algum referenciou questões pessoais relacionadas com as filhas do Dr. Guilherme Pinto.

É uma verdade ter o Sr. Comedor Narciso Miranda, após a tomada de posse do Executivo do Dr. Guilherme Pinto que ele tanto apoiou contra o Dr. Manuel Seabra e já terminado o seu reinado de 30 anos, qual pandegolevou para casa e usufruíu do carro de serviço (BMW Série 3 de cor cinza) e telemovel por tempo indeterminado até que lhe fossem bater à porta para resgatar os bens públicos pertença da autarquia, mas os quais ele entendeu serem de vitalicio usufruto.

É verdade que o Sr. Comedor Narciso Miranda, em 1997 comprou um BMW seri 5 para seu carro pessoal, e em 1998 um ano depois trocou-o por um BMW serie 7 isto é em menos de 1 ano, andando agora "armado" em carpideira dos desfavorecidos"

Daí, o meu Caro Rafael Barbosa dizer e bem:

"A notícia é mesquinha porque sabemos todos muito bem que esta é uma prática generalizada."


É verdade que o Sr. Comedor Narciso Miranda tentou, por várias vezes, em vários orgãos de comunicação social "espetar" a noticia e aproveitou o momento eacto para o conseguir com a jornalista de serviço, Margarida Gomes do Público, fazendo entender ter sido o assunto despoletado pela Dra. Clarisse Sousa e pelo PSD.

Está correcta a frase do Rafel Barbosa,é mesquinha a notícia, é mesquinha a campamha e atitudes do Sr. Comedor Narciso Miranda. É uma prática infelizmente generalizada, que é certo não dever existir, mas pior é este tipo de atitudes, conseguidas à boleia de um jornalismo qualquer, ao serviço de um xico-esperto que tenta fazer pela vida.

Alias, como é sabido e publicado em Diario da Republica, o Senhor Comedor Narciso Miranda é um reformado de luxo, com 50 anos e sendo ainda Presidente da CMMatosinhos pediu a reforma de 3200 euros à Caixa Geral de Aposentações e recebia pela Metro do Porto.

Sinceramente deparo ter o Dr. Guilherme Pinto mordido o isco... cuidado porque infelizmente vem aí mais.

CAFÉ LUA
MILITANTE DO PSD

P.S. - Não me enganei na Ordem atribuida pelo Sr. General Eanes

Anónimo disse...

Andam por ai umas virgens, muito pudicas e escandalizadas porque um motorista da CM Matosinhos recolhe as filhas do presidente da Camara de Matosinhos à porta da escola onde estudam, numa viatura oficial.
Tratando-se de uma NÃO NOTICIA, só um PULHA lhe poderá vir a dar alguma relevância. Todos sabem, que quem nesta altura ocupa o cargo de Presidente deste grande Município, dedica-lhe quase as 24 horas do dia, 7 dias da semana, 365 dias do ano.
Na vida de um Homem Público, os maiores sacrificados são os membros da sua familiar.
Tenham respeito por isso. Gente mesquinha, reles e miserável.

de: http://cadsf.blogspot.com/2009/03/gente-reles-e-rasca.html#links

Rafael Barbosa disse...

Um esclarecimento sobre este último comentário. Ao contrário do que parece, não é feito a coberto do anonimato. Se seguirem o link percebem que é feito por Carlos Alberto, secretário-coordenador do PS/Guifões.

JOSÉ MODESTO disse...

Para Além do Bem e do Mal...existe o ingénuo...
Não o deveria ter feito...
Não o deve fazer...

Anónimo disse...

Boa tarde..
Esse "Gente mesquinha, reles e miserável" é mesmo de um ressabiado, de um tachista, de um plagiador.
Não sabe escrever, mas tem blog, enfim.
Na verdade, caro Rafael, é uma vergonha, uma afronta o que esse "senhor" escreve e diz.
Como o povo costuma dizer "ou entra mosca ou sai merd.."
Haja paçiência e decoro, mas cada um movimenta-se aonde está habituado.
Abraço