segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Nada de especial

Na última segunda-feira, por volta das 11 horas da manhã, ouviu-se o barulho de uma explosão na Petrogal, em Leça da Palmeira. A população em redor toda ela sentiu o abalo e os mais próximos até dizem ter visto labaredas. Contactado pelo “Matosinhos Hoje”, o responsável da Protecção Civil de Matosinhos explicou que se tratou de uma explosão que ocorreu durante a ligação de equipamento, mas que se tratou de uma situação normal (!). Segundo Salgado Rosa, as fornalhas quando estão muito tempo paradas, necessitam de manutenção e de limpeza. Foi ao reactivar as fornalhas que se deu uma “pequena fuga de gás”, que originou a explosão. Contudo, o comandante garantiu que “não foi nada de especial” e que nem foram accionados os meios de intervenção, quer da Petrogal quer da Protecção Civil de Matosinhos.
in Matosinhos Hoje
Há uma explosão na refinaria da Petrogal, mais uma, e o melhor que a pessoa responsável pela Protecção Civil Municipal tem para dizer às pessoas é que "não foi nada de especial". Pelos vistos faz escola a posição proteccionista a uma empresa que, apesar de importante para Matosinhos, já demonstrou vezes de mais que não merece o benefício da dúvida. Pergunto o mesmo que Joaquim Queirós no comentário que acompanhava a notícia. Um explosão de gás é uma coisa normal? Não seria de tomar medidas para que esta normalidade não se repita? Só para concluir: dispam lá o fato de macaco da Petrogal e vistam a farda do serviço público. Ou qualquer dia começamos a achar que recebem gasolina de borla.

9 comentários:

Anónimo disse...

Convém, sempre, lembrar as viagens dos elementos do executivo da Câmara aos jogos do "europeu" pagas pela GALP:

Anónimo disse...

A «nossa» Protecção Civil vive de e para o aparato. São as motas de agua. São as bicicletas movidas a bateria. São os exercicios implantados junto à Câmara. São os salvamentos balneares.Devem ser os aniversários e os dias de tudo quanto é policia ou Protecção civil. Mas protegem quem? Dão resposta a quê?

Anónimo disse...

Este comentario não tem nada a ver com o Post. Peço desculpa. Mas é actual e está relacionado com a (o)posição do PSD/Matosinhos.
A nossa «cambra» apresentou ontem, diz o JN, um ponto da situação sobre urbanismo. O JN fez a reportagem, ouviu o PCP e tentou ouvir o PSD. Que fez ouvidos «moucos». Não fez qualquer declaração publica sobre o assunto.
E DEVIA. Numa altura em que o Marquinhos reuniu com os vereadores e pediu exigencia e combate, não é estranha esta inoperancia dos vereadores???Chutaram para fora. Quer dizer que se o Marquitos quer ser candidato a Matosinhos terá o caminho dificultado.
QUE SORTE GUILHERME. Estiveste 4 anos sem oposição - até o Honorio Velho deu uma ajuda,mais preocupado com o seu lugar na AR do que com Matosinhos...- e agora à «boca das urnas» o PSD não está consistente.
Outra nota politica. O JN -orgão quase oficial da candidatura de NMiranda - não publicou pela 501ª vez que ele iria ser candidato.
Progressos editoriais evidentes....

Anónimo disse...

Será que a Petrogal adiantou alguns milhares à Câmara para pagar os vencimentos do mês passado????~
Perguntar não ofende...

Anónimo disse...

Enquanto o FERNANDO Gomes estiver na Administração «no problem».
Revi-o na Televisão, bem comportado e bem penteado, com o Socrates bem pertinho, quando este apresentou a moção. Ai não, que estes tempos estão dificeis. E mesmo com reformas douradas há que asber tratar da nossa vida, com elegancia, com um sorriso, agora sem palanques. Gosto deste «genero» de gente. Socialismo para cá, pobres para ali, igualdade para mais além. É sempre a abrir. Nunca me passou pela cabeça que o Gomes se transformasse tanto. A vida está tão dificl, «my god»!!!!

Anónimo disse...

Penso não estar enganado se disser que foi criada na Câmara uma Comissão que iria acompanhar os investimentos prometidos pelo Governo e informar a população. Mas, não obstante a propaganda feita, até hoje nada se ouviu. Ou será que sendo uma comissão independente se estão a guardar para datas mais oportunas dado ocalendário que se aproxima?

Anónimo disse...

Constou-me que o arquitecto do Retail se chama ....Sampaio!!!!

Rafael Barbosa disse...

Caro Umberto sem Eco,

1 - Os vereadores do PSD tomaram entretanto posição, em comunicado. Com um dia de atraso. Só que é uma posição tão baralhada que, quando li o comunicado, não a consegui entender e muito menos sou capaz de a reproduzir. Nota-se que há um esforço redobrado para reaparecer na paisagem política. Mas também se nota que ainda não há rumo. Imagino que não faltará muito para haver alguma ordem na casa.

2 - Peço-lhe que modere os seus comentários sobre o JN. Como certamente não ignora, trabalho no que designa como "órgão oficial da candidatura de Narciso Miranda". E não quero ver-me obrigado a precindir dos seus contributos apenas por causa de uns apartes que não acrescentam grande coisa ao conteúdo do que escreve. Não porque o "Umberto" não tenha direito a fazê-los, apenas porque ao fazê-los aqui me coloca numa posição no mínimo delicada. Por outro lado, que fique claro que não acho que tenha razão. Só há notícias porque há actividade. E, quer se goste, quer não se goste, o ex-presidente é nesta altura o principal favorito à vitória. Se ganha ou não, é outra conversa.

Anónimo disse...

Caro Rafael.
Admito que fui precipitado na «colagem» do JN ao Narciso. Peço desculpa.
Quanto ao PSD fez de fecto um comunicado que anula, em parte, o meu comentario inicial.
Mas surge outro: Sera que o comunicado agora publicado TEVE A NECESSIDADE DO VISTO DO MARQUITOS???
Admito que sim.