sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Investimento e propaganda


O investimento público é assim tão importante para recuperar a nossa falida economia? Tenho dúvidas mas, como se costuma dizer no futebol, na dúvida, beneficie-se quem ataca. No caso, quem quer investir. Mas com bom senso e sem esta espécie de fé cega com que nos bombardeiam todos os dias. Ou seja, se for para construir uma linha de TGV para Madrid que não serve para nada, a não ser honrar compromissos com Espanha, não vale a pena. Se for para construir ou remodelar escolas, venha o investimento.

E é aqui que entra Matosinhos. Porque a nossa Câmara anunciou, por estes dias, um pacote de investimentos em escolas. E este é investimento que interessa porque, para além da massa de cimento usada nas construções, tem potencialidade para desenvolver alguma massa cinzenta nos meninos e meninas que temos também em construção. Mas se é bom saber que haverá investimento na área, também convém saber separar o que é importante do que não passa de propaganda.

Exemplo? O anúncio de abertura de 10 concursos públicos em outras tantas escolas, durante os próximos meses, foi convenientemente embrulhado num imenso pacote de obras no valor de 48 milhões de euros. Em que se inclui o que está em vias de avançar, mas também o que não se sabe ainda quando avança, o que já avançou e até o que já está concluído. E assim sendo, até podemos dizer que a máquina de comunicação pecou por defeito. Já agora podiam ter incluído tudo o que se fez nos últimos 20 anos, adequando os preços ao presente, e conseguiriam chegar a um número bem mais giro, tipo 100 milhões.

Não chegava ser verdadeiro? Anunciar os concursos para 10 escolas e fazer a festa com isso? É mesmo preciso juntar sempre a mesma conversa da treta? Acreditam mesmo que o povo é assim tão parvo?

3 comentários:

Anónimo disse...

SÃO TODOS IGUAIS, RAFAEL.
É bem à moda do Narciso....
Ele anunciava o projecto, aprovava o projecto, lançava o cpublico, fazia adjudicação, iniciava a obra, fazia, pelo menos 2 visitas e inaugurava.

Se o investimento era de 100, como tinha 8 acções....no fim dava 800.....

Admiras-te de quê????

Anónimo disse...

Desculpe lá,. rafael....

Esta até parece o JN anunciar 500 mil vezes a candidatura do Narciso...

Anónimo disse...

Duvido que o povo esteja preparado para distinguir o que é propaganda . Basta ver, ler e ouvir, diariamente, o que nos dizem, em torrentes de mensagens. Quando vejo ou oiço Socrates, é só milhares de milhões. De tudo. Euros, obras, computadores, medidas. O homem não vive para mais nada. Só numeros quando há crise. Atira-os de qualquer maneira. E o comum do mortal já não sabe estabelecer elementos comparativos.São tantos a cada dia que passa, que este jardim à beira mar plantado tornou-se algebrico, aritmetico, cheio de potencias e nenhumas equações. O homem nao deixa equacionar. E quando alguem duvida, o nosso primeiro, rebusca na sua alta sapiencia um qualquer pensamento tirado do «boda dágua». Já «toparam» que quando é confrontado com alguma questão que não está no guião, o SOCRATES ou não responde ou atira com numeros ou sufoca-nos com um qualquer pensamento.Felicidade a nossa que somos governados por um homem tão, tão , tão culto e sensivel. Benza-o Deus. Talvez os cardeais, os padres, as freiras, o «metam na ordem». Mas, por aí, também para mal dos nossos pecados.
O carro do desgraçado deve andar permanentemente armadilhado: de pensamentos, de numeros, de graficos, de slogans,de mentiras.
Há um bom remédio para os irasciveis: tratam-se, internam-se,ridicularizam-se....até à vitoria final