terça-feira, 23 de setembro de 2008

Que linha de metro?


Ainda que o optimismo não seja grande relativamente à vontade do Governo em investir na expansão da rede de metro do Porto, podemos mesmo assim questionar qual será a melhor solução para uma nova ligação entre Matosinhos e o Porto. É a essa questão que poderão responder na sondagem recentemente instalada na "Circunvalação".
Recordo que qualquer das quatro propostas está, pelo menos teoricamente, em cima da mesa. A mais forte, por ser mais barata, mais rápida de fazer, e por estar no topo das preferências de Rui Rio [ignora-se a opinião, neste momento e nesta matéria, de Guilherme Pinto] é a "clássica" ligação entre o Senhor de Matosinhos, Matosinhos-Sul, Castelo do Queijo, Avenida da Boavista, até à Rotunda. A Empresa Metro do Porto já pagou, aliás, parte das obras que seriam necessárias para implementar esta situação.
Outra das soluções avançadas há cerca de um ano, quando foram estudadas alternativas para o saturado canal entre a Senhora da Hora e a Trindade, foi a de avançar com uma linha que, partindo da estação da Senhora da Hora, cruzaria esta freguesia e depois S. Mamede de Infesta, para se juntar à Linha Amarela (S. João / Trindade / Gaia) junto ao Hospital. Foi apontada como alternativa à construção da Linha da Boavista, mas também se apostou na possibilidade de avançar com as duas em simultâneo. É o que consta, pelo menos, do Memorando de Entendimento assinado, no ano passado, pela Junta Metropolitana e pelo Governo.
Já numa fase posterior, e quando a Metro encomendou estudos sobre a expansão aos especialistas da Faculdade de Engenharia do Porto, apareceu uma outra alternativa ao traçado da Linha da Boavista. A actual Linha Azul mantinha-se até à estação de Pedro Hispano, derivando a partir daí em direcção à Rua do Lidador, Fonte da Moura, para então sim subir a Avenida da Boavista. É a terceira hipótese apontada na sondagem.
Finalmente, um percurso e uma possibilidade que de vez em quando é desenterrada da memória. A linha férrea que serve o porto de Leixões [e que a CP/Refer já prometeram reactivar dezenas de vezes para o transporte de passageiros, para outras tantas a deixarem cair] é às vezes apontada como possível canal para uma linha de metro, com extremidade em Campanhã.

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