sábado, 27 de setembro de 2008

Ponham-se a mexer

É amanhã que se inaugura a nova marginal de Leça da Palmeira. Ou melhor, a segunda fase do projecto desenhado por Siza, agora entre o Farol da Boa Nova e o Cabo do Mundo. É uma boa notícia. Apesar de se ter atrasado alguns meses, como é prática habitual da casa.
Esperemos é que não se transforme numa sequela do "este-projecto-é-meu-nem-penses-é-meu-isso-é-que-era-bom-querem-lá-ver" a que assistimos com a inauguração de Guifões. A marginal é de todos, por isso ponham-se "a mexer" [trocadilho forçado com o título da iniciativa organizada para a festarola].
Surgirão inevitavelmente as críticas à aridez [eu prefiro simplicidade] do mestre arquitecto. Mas desta vez não o poderão acusar de não ter pensado na iluminação. Pelo menos no novo parque de estacionamento, vi eu, tem quase tantos candeeiros como lugares para carros. O que é um pouco chato para a malta que utilizava o local, a coberto da escuridão, para trocar umas carícias. Paciência, continuam a ter os parques junto à Quinta da Conceição, pelo menos enquanto a não privatizam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de deixar algumas criticas, quanto á 1º fase peca pelo excesso de espaço não sinalizado para a utilização como ciclovia ou acesso pedonal(ou outras) e quem costuma frequentar de certo há de ter visto um ou outro incidente em dias de romaria. Em termos estéticos penso que lhe faltam arvores para contrastar com o excesso de alcatrão, mas o mestre diz que é assim e mais nada. Casas de banho não são precisas pois há muita relva para regar e com o mar tão perto...há iluminação também não nos podemos queixar... em dias de lua cheia...
2ª fase, dava uma longa história, mas adiante, fiz essa experiência com o meu filhote e penso que tão cedo não a irei repetir, pois se a 1º fase pecava por excesso esta peca por defeito e sem demagogia nem brincadeira, acho extremamente perigoso alguém andar de bicicleta com crianças pois o pequeno espaço afecto como ciclovia é muito exíguo, podendo facilmente uma criança desequilibrar-se e ir para a estrada...imaginando-se o resultado, pois sinaléctica é abundante mas meios para diminuir e excesso de velocidade, convenhamos convidativa, não os há.




Wanderley Novais