domingo, 21 de setembro de 2008

Circunvalação

A escolha de um nome nunca resulta do acaso. E no que a este blogue diz respeito, representa pelo menos o esboço de uma linha editorial. Porque a Circunvalação é de Matosinhos, mas não é só de Matosinhos.E se neste espaço se pretende ter sempre Matosinhos no horizonte, não posso esquecer que a nossa cidade e o nosso concelho fazem parte dessa imensa metrópole cujo núcleo central é definido, precisamente, pela Circunvalação.
Uma estrada que começou por ser uma fronteira. E se, fisicamente, ela já não existe, a verdade é que ainda não foi vencida. Sobretudo ao nível da nossa pequena política paroquial. Ao contrário, há muito que quem vive na metrópole vive a metrópole, mesmo que nem o perceba.
Poucos ou nenhuns assuntos dizem apenas respeito a Matosinhos. Não vivemos numa ilha e de nada nos servem bairrismos anacrónicos. A identidade e o sentido de pertença são fundamentais para cimentar a vida comunitária, mas a cegueira ao que nos rodeia apenas nos torna mais pequeninos.
A escolha do nome tem ainda a ver com as origens. Como já expliquei no texto de despedida de “O Porto de Leixões”, é apenas uma natural mudança de rota. E da Circunvalação, como se sabe, avista-se o porto. Eu pelo menos vejo-o amiúde através das minhas janelas, a real e a virtual.
Serão no entanto projectos autónomos e distintos, como se percebe. E portanto também com regras de participação diferentes. Não renego contributos anónimos, desde que revelem inteligência, mas também não os incentivo. E não serão tolerados comentários, anónimos ou identificados, com insinuações sobre a vida privada de terceiros. Este não será um espaço de ajuste de contas. Poderá ser um espaço de denúncia, quando fundamentada. E será um espaço de debate se os comentadores quiserem.
Como poderão reparar, os que se derem ao trabalho de passar por aqui, este blogue tem já vários “posts” colocados. São alguns dos textos publicados originalmente em “O Porto de Leixões”. Não por vaidade, mas porque a coerência deve ser mantida. O que escrevi antes sobre assuntos que voltarei a abordar no “Circunvalação” deve estar disponível para consulta.

4 comentários:

Anónimo disse...

Espero que este seja um bom espaço de debate que Matosinhos bem precisa e que está a ser prejudicado por paixões e interesses que o prejudicam.
O nome do blogue é interessante, pois a Circunvalação é uma rua interna há muitos anos deixando de ser o que era a razão da sua construção. Porque não recordar o tão propagandeado "boulevard" que iria ser e que criou ilusões?

Anónimo disse...

A Circunvalação também era o local onde os rapazes perdiam os "três".

Anónimo disse...

Indo a este seu novo blogue e lendo
os posts nele colocados, não posso deixar de corrigir uma afirmação sua.Não sou apoiante da CDU, mas estou atento ao que se passa na Câmara. Por isso não é verdade que "CDU ... um eleito que aparece de vez em quando às reuniões da âmara".Poucas vezes faltou e foi substituido. E infelizmente tem sido a única oposição.

Anónimo disse...

Admiro a forma como a CDU tem feito oposição na camara atravês do seu Vareador: Honório Novo neste mandato e em anteriores.
É sem duvidas uma pessoa com valor não e bem fundamentado,quando toma decisões. Tenho assetido a várias sessões camararas Publicas acompanho noticias nos jornais,por isso tem meu voto