terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sondagens de Natal

Estas tenho de as vender ao preço que as comprei. Baratas. Foram apanhadas a correr, com notas tomadas num guardanapo de papel e com uma lapiseira daquelas fininhas, que era o que estava mais à mão quando a informação me chegou. Como não as li [ao contrário de outras] é só para quem quiser acreditar. Mas já estou como os espanhóis... que las hay, las hay...
E então é assim: no último mês, ao que me constou, houve pelo menos duas sondagens sobre as próximas eleições para a Câmara Municipal de Matosinhos. Ambas dão a vitória ao candidato independente Narciso Miranda, sempre com valores na casa dos 40% a 45%. Ambas incluem Guilherme Pinto como candidato do PS, Agostinho Branquinho como candidato do PSD (virá a sê-lo?) e Honório Novo como candidato da CDU (outra dúvida por esclarecer). Nenhuma das sondagens foi encomendada pelo PS. E já agora, muito menos pelo PCP ou pelo Bloco. Quem de cinco tira três...
Passando ao que verdadeiramente interessa. Numa delas, Narciso Miranda anda entre os cinco e os seis mandatos (este último número representaria maioria absoluta numa Vereação de 11, como é o caso de Matosinhos), o PSD teria dois e ficaria à frente do PS, também com dois vereadores eleitos. A dúvida é se a CDU elege um ou nenhum, caso em que o "Barroselas" chegaria ao poder absoluto.
Na outra, Narciso volta a aparecer com cinco ou seis eleitos para o Executivo, sendo que o PSD, com Branquinho, arrecadaria três vereadores, e o PS, com Guilherme Pinto, dois ou três. Ou seja, uma eventual maioria absoluta do "Senhor de Matosinhos" ficaria nas mãos dos "irmãos" socialistas e já não dos "primos" comunistas.
Quem se der ao trabalho de aqui vir ler (e por estes dias devem ser poucos, tendo em conta o período sabático que este blog atravessou, por razões equatoriais e festivas) pode desconfiar à vontade. Se isso aconteceu quando expliquei, preto no branco, em casos anteriores, que tive a papelada na mão, que fará agora, que reconheço que foi só de ouvir dizer... Sobretudo entre leitores mais enturmados com o actual poder socialista...
Mas ainda assim, permito-me algumas conclusões, até porque tenho poucas dúvidas quanto à veracidade da informação (já quanto ao resultado final é outra loiça, porque haverá sempre ajustamentos ditados pelo ano de campanha que vamos enfrentar): e a mais evidente é que parece começar a ser evidente que o PS vai ter de se despedir de uma das suas mais emblemáticas autarquias a nível nacional. Começa a ser difícil acreditar que a tendência se inverta, depois de tantas vezes as sondagens (inclusive as do PS), apontarem para a catástrofe. Até porque as distâncias começam a ser muito grandes e o tempo cada vez mais escasso.
Outra das conclusões possíveis é que o PSD não parece interessado por aí além em aproveitar a divisão entre "narcisistas" e outra coisa qualquer com que queiram definir o actual PS de Matosinhos. Agostinho Branquinho, a confirmar-se o nome, virá dar a sua luta, mas partirá sempre com a sensação que o dever estará cumprido, mesmo sem uma vitória. A CDU terá ou não vereador se tiver ou não Honório (e mesmo assim não é certo), e quanto ao Bloco não parece com alma para lá chegar. Nem alma, nem personagem.

6 comentários:

Anónimo disse...

Agora se calhar já é tarde para o PS pedir a Narciso para ser seu candidato, e também é verdade que o homem fartou-se de alertar para as consequências dessa atitude,coisa que muitos poucos no seu lugar fariam.Digam o que disserem Matosinhos e os matosinhenses ficam a ganhar. Não é que o homem sózinho vale mais que muito socialistas do PS juntos

Anónimo disse...

Ha duvidas??

Anónimo disse...

Gostava de saber quem fez a sondagem, a ficha técnica e os resultados. Cheira-me que se trta de mais uma manobra de intoxicação da opinião pública, já tão intoxicada por dois protagonistas que passaram de"sócios" a concorrentes. O que os separou no "negócio"? Não sofrem eles de dupla personalidade, dizendo e desdizendo em curtos espaços de tempo? Eles são irreconheciveis, hoje, face ao que fizeram, escreveram ou disseram tempos atrás. Mas, para eles, os fins justificam os meios. E há quem se deixe levar. Porquê? à espera do quê? A lota continua.

Anónimo disse...

Não tenho dúvida que os resultados finais das Autárquicas em Matosinhos serão estes. Será uma derrota para o PS. E o responsável por essa derrota chama-se Guilherme Pinto que demonstrou ser pouco inteligente. Não ouviu em devido tempo alguns amigos que lhe chamaram a atenção para este possível cenário. Pelo contrário, continuou a ouvir apenas aqueles que queriam manter o seu lugar a todo o custo.

Anónimo disse...

Uma campanha vencedora dependerá de um candidato vencedor!
Não importa se tem partido ou se é candidato independente, o candidato vencedor, geralmente é o político que tem conceito e popularidade.
Conceito porque sabe cumprir com a sua palavra, tem respeito pelo eleitor e trabalha em prol da população que o elegeu.
Popularidade para ser reconhecido como homem público. Conceito para ser respeitado e cumprimentado pela honradez com que representa o seu eleitorado e os demais da população,
Já com vistas às eleições, temos que ter em conta em quem votar, porque é através de nosso voto que pode-se mudar a história Desse ou de qualquer outro conselho ou País.
Os políticos que ficam longe daquilo que o povo espera, certamente se distanciam daquilo que poderia ser uma vitória muito contundente.
Como eleitora e moradora do conselho de Matosinhos espero que o próximo vencedor das eleições autárquicas não apresente apenas projectos alternativos, mas que tenha ideias concretas e desejo de realiza-las.
E nessas condições relembrando o passado e olhando o presente, nos deparamos novamente com Narciso Miranda, que foi reeleito sucessivamente, mantendo o cargo durante 29 anos.
Soube cultivar o realismo, relembra o que já foi feito, mas tem em mente o que ainda será necessário fazer por nosso conselho.
Não encontro portanto outro que represente melhor o que acima descrevi, do que Narciso Miranda.
Com certeza, Matosinhos agradece vosso retorno.

Joana Araújo

Anónimo disse...

Há uma coisa que me dá cabo do juizo: qual a razão de Narciso querer voltar ao Poder? Por amor a Matosinhos ou aos matosinhenses não será, certamente. Quem o conhece sabe bem disso. Então porque será? Ai se aquele processo que foi pousado na prateleira for retirado e reaberto, muito se virará do avesso. Aguardamoes, porque algo está preprado.