sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O menino Nelinho


Já vi escrito noutros blogues cá do burgo e partilho. Isto anda uma pasmaceira (provável). Ou somos nós que já não temos paciência para os jogos florais de sempre (certeza). O que ajuda a explicar a desinspiração das últimas semanas.

O que vale é que temos sempre os veículos de propaganda oficial para nos entusiasmar. Abre-se a página oficial da Câmara Municipal de Matosinhos, http://www.cm-matosinhos.pt/, procurando alguma actividade e não se fica desiludido. Na página de abertura apanha-se, ainda e sempre, com a mesma mensagem de boas vindas do presidente da Câmara, emoldurada com a bela e narcísica fotografia. E depois leva-se ainda com outra do mesmo personagem, mas a propósito de bandeiras azuis, tema muito mobilizador quando cai granizo. E finalmente explicam-nos que uns senhores velhinhos foram cantar as janeiras, de novo ao mesmo personagem, Para se chegar ao fundo da página e saber que as criancinhas - e foram mil, não façam confusão - também sabem cantar as janeiras. Só não percebo é quem convidou o menino Nelinho para se juntar ao rancho.

Pergunta: eu sei que não é caso único e que faz parte da nossa escola política, mas porque é que a minha terra está cada vez mais parecida com o Marco de Canaveses de Avelino ou a Venezuela de Chávez, pelo menos no que à propaganda e culto de personalidade diz respeito?

Sugestão: visitem a página oficial de Barcelona, http://www.bcn.cat/castella/ehome.htm, para perceberem a diferença entre a o caciquismo e a governação (e ainda conseguem ler declarações do Manoel de Oliveira, que são mais interessantes do que o que se lê por cá).

1 comentário:

Anónimo disse...

É aberrante e irritante a quantidade de vezes que o causídico aparece na fotografia, é por isso que se diz que a imagem do mesmo está mais que gasta...(Bom Bom é para os seus acessores e consultores de imagem...palhaços...)

Eduardo