A situação arrasta-se há anos, mas não é por isso que se torna menos irritante. Com a instalação do metro de superfície nas avenidas de Matosinhos, surgiram catadupas de semáforos. Inevitável, porque era preciso dar prioridade ao transporte público, por um lado, e evitar os acidentes, por outro. Mas o que não era preciso era infernizar de forma desleixada a vida aos automobilistas.
Um dos exemplos de incompetência de quem instalou os semáforos e lhes definiu regras e prioridades, é o conjunto que fica ali no alto da rampa da Escola Gonçalves Zarco. Um cruzamento cada vez mais importante e procurado, porque liga ao centro da cidade, à A4/A28 e ainda à Circunvalação.
Como poderão ver pela foto, o que sucede é que a passagem do metro faz com que se acendam automaticamente os sinais vermelhos para todos os semáforos. Repito, todos. No caso em apreço, como também se pode ver, até lá está um sinal que proíbe a viragem à esquerda. Ou seja, quem ali está só pode seguir em frente ou virar à direita, sem atravessar a linha do metro. Faz algum sentido o semáforo ficar vermelho? Não, não faz.
Há mais exemplos destes ao longo de vários cruzamentos, mas este é um dos piores. Pela razão já apontada - é uma zona onde passa muito tráfego, que fica desnecessariamente a ver passar o comboio... Não se arranjam uns semáforos mais inteligentes?
6 comentários:
Provavelmente estes semáforos são mais do tipo espertos como eventualmente o proprietário da empresa que os instalou.
Meu caro Rafael Barbosa, concordo com a sua irritação. Mas acontece que os semáforos foram programados assim porque, logo nos primeiros dias de funcionamento do Metro, houve duas ou três azémulas que viraram "à esquerda" com o vermelho aceso. E desses, houve um que motivou um acidente, tendo a Metro do Porto alterado imediatamente o critério: só passa a verde, mesmo para os que vão em frente, depois de passar o "comboio". Eu sei que em qualquer cidade civilizada não acontece assim. Mas é por isso mesmo: são civilizados. Nós cá Somos Tratados Como Porcos (como se dizia dos STCP) porque temos entre nós muita gente que não merece mais do que isso. É pena, mas é assim.
Um abraço, e bom trabalho.
Plenamente de acordo.
Também não posso deixar de referir o que se passa na Av. da República em que o tráfego nos sentidos ascendente e descendente pára quando o Metro circula, provocando engarrafamentos. Creio que não havia necessidade, já que tal só deveria acontecer nos cruzamentos da referida AV. com a Av. D. Afonso Henriques e com a R. Brito Capelo. O trânsito também tem de ser pensado, não é só semáforos ...
KIM 4:
Porque já há varias "personalidades" a assinar "kim4" apartir de hoje o original kim 4 irá desaparecer, todas as mensagens de que se escreveram e se irão escrever sao pertença de algum imbecil frustrado que gostava de ser o KIM...pois o plagio esta a ser mal feito...
Adeus e até um dia destes
KIM 4
Mas....Matosinhos está cheia de semáforos-sinais de transito-mecos etc.etc... Porque será?
Pelo que consegui apurar, alguem na CMM descobriu a semente dos semáforos e dos sinis de transito, é que a avaliar pelo numero de semaforos ao longo da linha de metro, ou por exemplo sinais na Rua Sousa Aroso,o que é estranho é que tanto os semáforos como os sinais verticais como as explorações dos parques de estcionamento são tudo adjudicações feitas a uma unica empresa, e se a tudo isto ainda juntarmos as pinturas das vias, e a sinalização para cegos, via dar que pensar...
Mas como este polvo não tem fim, imagine-se só que a dita empresa é propriedade do actual presidente do Leixões e seus filhos, sendo que um destes, por coincidencia até é vice presidente da CMM... que como sócio da dita empresa não poderia ter as regalias que todos o vemos usufruir, como o caso dos motoristas, das secretárias e adjuntos, resumindo estamos entregues à BICHARADA, é que eles comem tudo e não deixam nada!!!!
Enviar um comentário