quinta-feira, 26 de junho de 2008

Desporto popular

Os ingredientes são simples: uma avenida, um terreno no meio, umas dúzias de árvores, canteiros, cadeiras, relva artificial, cimento, redes, areia, gradeamentos e umas coisas mais. O resultado final é um fantástico Parque de Jogos no centro de uma das mais bonitas e equilibradas cidades do país. O efeito secundário é reeleição atrás de reeleição e prestígio nacional para o "dinossauro" lá da terra.
É evidente que não estou a falar de Matosinhos, antes do nosso vizinho do Norte, Vila do Conde. Passei por lá no domingo passado e, mais do que isso, andei por lá a pé. E com isso fui dar, sem querer, ao melhor complexo desportivo da Área Metropolitana do Porto. Perdi a conta ao número de campos do Parque de Jogos. Lembro-me que começa com um parque infantil e termina com outro, já próximo do rio. Pelo meio há campos de ténis, rinques de futebol, campos de basquetebol e voleibol de praia, e ainda um campo de relva artificial para Futebol de 7.
O enquadramento é magnífico. Mas mais importante que isso foi perceber o uso que lhe estavam a dar naquela tarde de domingo. E que, segundo me diziam, é o uso que lhe dão sempre. Eram centenas de pessoas num Parque de Jogos verdadeiramente público porque completamente aberto. E que fica, insisto, no centro da cidade. Às vezes faria bem ao poder autárquico de Matosinhos espreitar os bons exemplos da vizinhança.
É caro? Depende das comparações. Aposto que aquilo que vi em Vila do Conde ficou bem mais barato que o célebre Complexo da Bataria, em Leça da Palmeira. Sendo que tem um uso mais intensivo e certamente mais saudável e democrático. Também custou certamente bem menos do que as centenas de milhares de euros que a nossa Câmara já enterrou a pagar salários e dívidas ao fisco do Leixões.
No centro de Matosinhos não há espaço? Há pois, chama-se Parque 25 de Abril, mas de parque não tem nada. Bastava ocupar a zona reservada ao estacionamento e reformular o espaço restante. Seria suficiente para albergar todos os equipamentos que vi no Parque de Jogos de Vila do Conde, pequeno pavilhão coberto incluído e ainda sobrava espaço para manter os parques infantis. Podiam ainda aproveitar para implodir o anfiteatro que lá fizeram e que não serve para nada.
É só uma proposta, pode ser que alguém lhe pegue. Não cobro nada.