Narciso Miranda (Independente) – 42,2% (45,5%)
Guilherme Pinto (PS) - 22,2% (23,8%)
João Sá (PSD) – 20,2% (18,9%)
Honório Novo (CDU) – 7,6% (7%)
Gonçalo Torgal (BE) – 6,6% (4,8%)
É a mais recente sondagem sobre as eleições para a presidência da Câmara Municipal de Matosinhos. O que está acima são já os resultados ponderados. Foi efectuada pela Eurosondagem durante este mês de Fevereiro. Um trabalho de prospecção com 1025 entrevistas e uma margem de erro de 3%. Não é ficção. Eu não tenho cópia, mas estive a ler. É bem real. [Entre parênteses, os resultados da sondagem de Julho de 2007, já publicada neste blogue]
Como se vê, e para além dos candidatos às últimas eleições pelos diferentes partidos, inclui de novo Narciso Miranda como independente. E este aparece outra vez com margem de vantagem tão grande que parece já estar tudo decidido. Claro está que falta aparecer um candidato “a sério” do PSD (Rui Moreira? Paulo Morais?...), mas também falta saber qual a fatia que um candidato “a sério” do PSD vai roubar ao já escasso pecúlio do PS. Verifica-se que há pequenas quebras de NM e GP face à sondagem de Julho. Pouco ou nada significativas, pelo menos em termos estatísticos, ficam talvez a dever-se ao clima de guerrilha que se viveu nos últimos meses. Ou aos efeitos do desgaste do PS a nível nacional.A sondagem, tal como a anterior, tem mais perguntas, que ajudam a perceber melhor o que se pode passar.
Por exemplo:
Se Narciso Miranda voltar a ser candidato a presidente da Câmara, qual a sua decisão?
Voto nele – 43,1%
Não voto nele – 36%
Tem dúvidas – 20,9%
Narciso Miranda manifestou disponibilidade para voltar a ser candidato pelo PS…
O PS deve apoiá-lo – 37,1%
É indiferente para Matosinhos – 21,7%
O PS não deve aceitar e deve escolher outro candidato – 19,5%
Não sabe/não responde – 21,7%
Quando se pergunta então em quem votaria, os resultados, sem ponderação, são os seguintes:
Narciso Miranda (Independente) – 37,5% (37,9%)
Guilherme Pinto (PS) – 19,7% (19,8%)
João Sá (PSD) – 18% (15,7%)
Honório Novo (CDU) – 6,7% (5,8%)
Gonçalo Torgal (BE) – 5,9% (4%)
Não sabe/não responde – 12,2% (16%)
Um dado curioso é perceber que a percentagem conseguida por Narciso Miranda é um pouco superior entre as mulheres (38,5%) do que entre os homens (36,4%). Outro dado interessante e até um pouco surpreendente, digo eu, é o resultado das respostas no escalão etário dos 18-30 anos. Também aqui NM consegue um resultado muito superior aos restantes, o que lhe abre perspectivas de futuro. O fenómeno BE nesta faixa etária não o prejudica tanto como a outros. Assim:
Escalão etário 18-30 anos
Narciso Miranda (Independente) – 34,4%
Guilherme Pinto (PS) – 15,3%
Gonçalo Torgal (BE) – 13%
João Sá (PSD) – 11,6%
Honório Novo (CDU) – 6%
Não sabe/não responde – 19,7%
Já agora, e só para terminar esta listagem de resultados, que já vai longa, a Eurosondagem aproveitou para perguntar aos matosinhenses como votariam agora, caso fossem eleições legislativas. E resultado foi este:
PS – 42,2%
PSD – 15,6%
CDU – 7,8%
BE – 7,5%
PP – 3,5%
Não sabe/não responde – 23,4%
Para que se faz e para que serve esta pergunta? Para perceber que Narciso Miranda vai buscar votos a todos os quadrantes. Todos os partidos têm mais votos em eleições nacionais [têm de somar o PSD e o PP e comparar com os resultados em bruto, sem ponderação] do que nas eleições locais. Como é óbvio, o grande 'massacre' fica reservado para o PS. Curioso é também perceber que a percentagem de indecisos, no que a eleições autárquicas diz respeito, é muito menor do que no caso de eleições nacionais. Mais uma vez um bom indício para NM.