quinta-feira, 7 de maio de 2009

O sorriso de Mona Lisa

Há entrevista a Marco António Costa para ler na edição desta semana do Matosinhos Hoje. Um proto-candidato do PSD à Câmara de Matosinhos que parece começar a afastar-se dessa condição. Ou, para citar o próprio: "Pela enésima vez, não sou candidato."
Mas o que mais nos diz o homem que, para além de "vice" da Câmara de Gaia, lidera a Distrital laranja? E que portanto terá palavra decisiva na escolha do litigante social-democrata? Diz, por exemplo, que Agostinho Branquinho foi convidado mas não avança. Que Paulo Morais "é um activo político importante do partido". E, ainda, que não pode responder quando lhe perguntam se o cabeça de lista será algum dos actuais vereadores.
Uma verdadeira Mona Lisa, portanto. De sorriso enigmático. A gente bem olha e bem procura ler nas entrelinhas, mas o rosto e o discurso são inexpressivos.
Pelos vistos, a decisão ou o anúncio ficam lá mais para o fim de Maio. Ou porque ainda não há candidato, ou porque dá jeito que os dois principais rivais se vão queimando em lume brando. Prova disso, as muitas linhas que lhes dedica Marco António. Apenas alguns exemplos.
Sobre Narciso: não é propriamente um menino do coro; não deixa Guilherme Pinto governar a Câmara; candidata-se por révanche; é o criador a tentar anular a criatura.
Sobre Guilherme: foi levado ao colo pelo Governo; não foi presidente da Câmara, foi regedor; viveu permanentemente pendurado na fralda da camisa do primeiro-ministro; tem a percepção de que a Câmara está perdida.

11 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Rafael, de facto Matosinhos precisa precisa de uma oposição credivél-trabalhadora capaz de projectar Matosinhos no Mundo.
Assistimos permanentemente na nossa cidade a várias jogadas de bastidores-poderes instalados e a tudo isto os Matosinhenses olham indiferentes.
Precisamos que os cidadãos se pronunciem nos próximos actos eleitorais, O Sr.Presidente da Républica no seu discurso de comemoração do 25 Abril, apelou á participação maciça dos cidadãos nos próximos actos eleitorais, estou convicto que a abstenção em Matosinhos vai ser Enorme, a participação civica dos cidadãos perante a sua cidade está completamente desmoralizada.

Convém relembrar os nossos dirigentes Politicos que os mesmos estão lá porque foram eleitos pelos cidadãos.

Os actos eleitorais estão aí, nos próximos dias veremos várias movimentações-estratégicas-insultos-queixas etc.etc.mas sempre com um único objectivo: Atingir o poder e sempre ás custas dos cidadãos.

É sempre gratificante vê-lo colocar na sua agenda os problemas da nossa terra.

Saudações Marítimas
José Modesto

Anónimo disse...

A TODOS! GUILHERME PINTO VOLTA A ATACAR!

PROGRAMA OLHOS NOS OLHOS DE NARCISO MIRANDA FOI INTERROMPIDO A MEIO!

CUSTA OUVIR AS VERDADES NÃO É MEUS SENHORES?

EU SEI QUE A RÁDIO CLUBE DE MATOSINHOS NÃO TEM CULPA DISTO.

EU SEI QUE O GUILHERME E O NUNO OLIVEIRA MANDARAM TÉCNICOS CORTAREM O PIO À RÁDIO!

VOCÊS PENSAM QUE A GENTE DE RENDE?

NÓS ESTAMOS AINDA COM MAIS FORÇA!

VOTO, MAIS DO QUE NUNCA, NARCISO!

Rafael Barbosa disse...

Cortar o pio à rádio? Vamos com calma, às vezes pode parecer que isto está politicamente falido, mas nem Matosinhos é a Coreia do Norte nem Guilherme Pinto tem aspirações a Kim il Sung. Ás tantas não havia dinheiro para pagar a conta de electricidade...

Anónimo disse...

A rádio Clube Matosinhos é uma fonte de poluição no concelho.
Só passa musica (pimba),os seus colaboradores tem este adjectivo.
Nem Miranda, Nem PS cheira mal e aborreçe.

Anónimo disse...

Não gosto da RCM,porque não é plural nos seus programas radiofonicos.Tem uma tendência politica muito marcada.Poderei estar a exagerar,mas é uma fonte de poluição no concelho.
Numca convidam a CDU para também
ser ouvida,qual o motivo?

UMBERTO SEM ECO disse...

Marco Antonio dá uma no cravo outra na ferradura. O PSD ainda não tem candidato. O Marco deu à Clarisse um prazo - que expira a 11 de Maio -para se pronunciar. De contrario, a Distrital avoca - será assim que se diz???? - o processo. E não se admirem caso apareça um Mulher como candidata. De força. De fora. Da «estranja». Com sotaque «estrasburguês». De Estrasburgo. É dragona de Ouro. Usa cachacol azul e branco, nas circunstancias.É de Espinho. Usa óculos. Não é bonita, por fora. É despachada. Fala que se farta. Veste à «Manela». Penteado «demodee». E sabe «guiar». Livra!!!! Estou quase, quase, quase, a dizer o nome. Chiça!!!

UMBERTO SEM ECO disse...

fez-me espécie e «engulhos» esta entrevista. Porquê agora? Porquê no Matosinhos Hoje, jornal local? Porquê neste e não no outro?? Ou nos dois. Ou na rádio. Ou no «Badalo». Marco António é um bom «artista». Está amarrado em Gaia. Em Matosinhos era jogar em terreno alheio. Mas o PSD, nestas circunstancias, mostra «cobardia« Nunca teve, nem irá ter, outra «oportunidade para vencer em Matosinhos. Será que Matosinhos merece «isto»?? Será que a Serurb não cumpre eficazmente o seu trabalho de «varredura»??? Onde está a tão propalada riqueza cultural de Matosinhos? E a prática da cidadania, tirando os «mexericos», existirá mesmo???
O «outro» tem alguma razão, no meio das suas incongruências. Matosinhos é cartazes. Paineis. Barracas. Tendas e tendinhas. Uma vergonha aquele parque Basilio Teles. Por muito que pense, não consigo encontrar outro concelho, por esse País fora, que, durante tanto tempo, tenha toda a fachada da Câmara escondida. Preenchida. OH Arquitecto Soutinho, não consegue impor-se e exigir que a sua obra não seja ofuscada??? São feiras a «metro». São palcos a centimetro. São grupos, grupinhos e figurões a «granel». Matosinhos está a «saque».

HUMBERTO SEM ECO disse...

A noticia de hoje do Publico confirma, de certa maneira, as previsões que tinha avançado. Havia, e há, uma mulher, fora do concelho, na «grelha de partida». E confirma o prazo, dia 11, 2ª. feira, para a concelhia se pronunciar.
Chegado aqui, há outra fortissima hipotese, esta masculina, como candidato. O que quer dizer, que «guiar» nem sempre é um trunfo.Definitivo, para o Laranjas

ALBATROZ disse...

Pergunta inocente ao Rafael Barbosa, jornalista, que poderá ficar sem resposta:

É verdade que uma empresa de comunicação de Lisboa, Gift, enviou para os jornais uma nota sobre um jantar de apoio a Guilhemre Pinto??
Se sim e se a Gift, ao que se diz num blog Porto de Leixões, tem um contrato com a cmm, isto não será eticamente reprovavel?? Porque é legitimo pensar que o dito jantar num retaurante de matosinhos era de cariz partidario. Só eles podem propor candidatos.

UMBERTO SEM ECO disse...

Meu caro Rafael:

O sorriso das «Monas Lisas» tende a fechar-se.
Paulo Morais deverá ser o candidato do PSD.

Anónimo disse...

Vocês sabem que existem 2 membros do Clube dos Pensadores que fazem parte do Executivo da Câmara de Matosinhos?

Vocês sabem que o Nuno Oliveira, vice da Câmara, pediu ao paizinho, Carlos Oliveira, que o fosse proteger ao debate desta noite?

Aqui o senhor anónimo não se deixa enganar!!!

Ah... e a Maioria Silenciosa também não!